UNIFESP
 Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo

Bloco VI - Condições e causas do óbito

Este bloco se destina a qualificar as condições e causas que provocaram o óbito. Contempla o modelo de Atestado de Óbito adotado pela Organização Mundial de Saúde - OMS, desde 1948.

O preenchimento deste bloco é da responsabilidade exclusiva do médico e dever ser preenchido para qualquer tipo de óbito, fetal ou não fetal.


ÓBITOS EM MULHERES
Os campos 43 e 44 se destinam a ser preenchidos em casos de óbitos em mulheres na idade considerada fértil, adotada a faixa de 10 a 54 anos.

Campo 43 - A MORTE OCORREU DURANTE A GRAVIDEZ, PARTO OU ABORTO?
Neste campo, informar com um "x" na quadrícula correspondente, se o óbito ocorreu durante a gravidez, parto ou aborto. A resposta Sim se aplica tanto à gravidez quanto ao parto ou aborto.

Campo 44 - A MORTE OCORREU DURANTE O PUERPÉRIO?
Assinalar com um "x" a quadrícula correspondente, do seguinte modo:
1 - Sim, até 42 dias, se o óbito ocorreu durante os primeiros 42 dias do puerpério ;
2 - Sim, de 43 dias a 1 ano, se o óbito ocorreu entre o 43° e o 365° dia do puerpério ;
3 - Não, se a morte não teve relação com os períodos acima;
9- Ignorado, se a informação não puder ser conseguida.

Campo 45- RECEBEU ASSISTÊNCIA MÉDICA DURAUTE. A DOENÇA QUE OCASIONOU A MORTE?
Assinalar com um "x" a quadrícula correspondente à alternativa escolhida. Este campo deve ser preenchido com cuidado: a resposta Sim significa que o falecido, durante a doença que ocasionou a morte, teve uma assistência médica todo o tempo; a resposta Não implica em que o falecido não teve assistência médica continuada, podendo tê-la tido apenas por ocasião do óbito.

DIAGNÓSTICO CONFIRMADO POR
Este campo se destina a colher informações subsidiárias ao diagnóstico, para uma melhor confirmação do mesmo. Marcar com um 'X" a Quadrícula correspondente à resposta, em cada um dos três campos abaixo (46, 47 e 48):

Campo 46 - EXAME COMPLEMENTAR?

Campo 47 - CIRURGIA?

Campo 48 - NECRÓPSIA?

Campo 49 - CAUSAS DA MORTE
O preenchimento deste campo é obrigatório, uma vez que fornece valiosa informação para a construção do perfil epidemiológico da população para os três níveis: Federal, Estadual e Municipal. O conceito de causa de morte está descrito no Anexo V - Definições.

A causa básica é definida como "a doença ou lesão que iniciou a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziram diretamente à morte, ou as circunstâncias do acidente ou violência que produziram a lesão fatal. "

As causas da morte são preenchidas pelo médico e posteriormente recebem um código segundo a CID-10 (6). As áreas sombreadas em frente a cada alínea não devem ser preenchidas pelo médico mas por técnicos do setor de processamento de dados, mais especificamente pelos codificadores. Não deve ser incluídos sintomas e causas terminais como insuficiência cardíaca ou insuficiência respiratória

A declararão das causas de morte é feita no "Modelo lnternacional de Certificado Médico da Causa de Morte", utilizado em todos os países e recomendado pela Assembléia Mundial de Saúde, em 1948. Este modelo consta das partes I e II, ressaltando-se que a parte I apresenta urna quarta linha "d" , não existente nos modelos anteriores.

Parte I:
Tradicionalmente , as estatísticas de mortalidade segundo causas de morte são produzidas atribuindo-se ao óbito uma só causa , chamada causa básica , definida anteriormente .A causa básica , em vista de recomendação internacional, tem que ser declarada na última linha da parte I , enquanto que as causas conseqüênciais , caso haja , deverão ser declarada nas linhas anteriores.
É fundamental que , na ultima , linha , o médico declare corretamente a causa básica , para que se tenha dados confiáveis e comparáveis sobre mortalidade segundo a causa básica ou primária , de forma a permitir se trace o perfil epidemiológico da população.
Nos caso de óbitos fetais , não se deve anotar o termo NATIMORTO , mas sim a causa ou causas do óbito fetal.

Parte II:
Nesta parte deve ser registrada qualquer doença ou lesão que , a juízo médico , tenha influído desfavoravelmente , contribuindo assim para a morte , não estando relacionada com o estado patológico que conduziu diretamente ao óbito. As causas registradas nesta parte são denominadas causas contribuintes .
Tempo aproximado entre o início da doença e a morte -este espaço deverá sempre ser preenchido . O que se pretende é estabelecer o tempo aproximado entre o início do processo mórbido e a morte , embora isto nem sempre seja possível , como nos casos de doenças crônicas ou degenerativas . Quando este tempo não puder ser estabelecido, anotar ignorado .

 

TOPO                           VOLTAR


 Comentários e Sugestões: meide@dis.epm.br